01/08/2022
Passo a passo para montar um plano de manutenção de equipamentos
Conheça as vantagens e saiba como fazer um plano de manutenção.
As ações preventivas estão entre as prioridades de uma empresa. Ter um plano de manutenção de equipamentos é ideal para evitar imprevistos, promover melhorias, reduzir custos e aumentar a produtividade.
O plano de
manutenção de equipamentos, em síntese, é um documento que prevê um mapeamento e uma programação para a execução de vistorias nas máquinas de uma empresa. Ele é pensado para preservar a funcionalidade e a segurança dos equipamentos.
Dessa forma, ele contém um cronograma das manutenções e dos serviços necessários para garantir a qualidade do trabalho dos equipamentos. Também são indicados os responsáveis por cada ação.
Neste artigo, você vai aprender a montar passo a passo um plano de manutenção de equipamentos.
Qual a importância do plano de manutenção?
O principal objetivo é planejar as manutenções, a fim de que ocorram de forma programada, com a ciência dos funcionários, e não de maneira abrupta para resolver problemas urgentes. Dessa forma, são feitas trocas necessárias de componentes e peças no período adequado, focando na prevenção.
Ao adotar essa prática, evita-se defeitos, quebras e acidentes de trabalho. Ao mesmo tempo em que oferece preservação da eficiência dos processos
industriais e integridade física dos funcionários. Além disso, reduz o tempo de inatividade e gastos com problemas não previstos.
Como montar um plano de manutenção de equipamentos?
O plano de manutenção de equipamentos precisa conter informações sobre a forma correta de usar cada máquina, materiais utilizados, frequência de uso, performance e registro do desgaste dos componentes.
Outros dados que o documento precisa trazer são: nome e tipo do equipamento, localização, histórico de procedimentos feitos, prazos e especificações das ações e ferramentas necessárias. Também deve conter os reajustes, regulagens, limpezas e inspeções.
Confira o passo a passo para montar um planejamento de manutenção.
1. Inventário do maquinário
O ideal é registrar o máximo possível de dados sobre cada máquina, construindo um histórico com ocorrências, troca de componentes, tempo de uso e demais informações relevantes. Isso porque é a partir disso que será possível determinar padrões e planos de ação.
2. Checklist de manutenção
Após fazer o levantamento de todas as informações, o segundo passo é escolher os tipos de manutenção que serão feitos, destinados à prevenção ou correção. Para facilitar, pode-se adotar um checklist de manutenção para cada área, por exemplo, mecânica,
elétrica e segurança.
Nessa fase devem contar as ações executadas e um espaço para agendamento das próximas inspeções.
3. Previsão de custos
Em seguida, deve-se planejar os gastos com manutenção. Fazem parte da lista desde os materiais e ferramentas necessários, softwares de controle, peças de reposição, até a mão de obra que será necessária para a execução.
4. Capacitação
A capacitação é muito importante para uma execução adequada, pois a equipe precisa ser treinada para colocar o plano em prática, de acordo com as diretrizes da empresa e priorizando a identificação de melhorias nas etapas das manutenções.
5. Monitoramento
Para se ter um plano mais completo, pode-se adotar indicadores
industriais, a fim de analisar a execução das vistorias, a eficiência do plano e para se obter relatórios.
O plano de manutenção de equipamentos é um conjunto de ações que buscam a preservação, segurança e funcionamento adequado das máquinas. Com as dicas da Eletro FM fica mais fácil montar o planejamento para a sua empresa.
Voltar para o Blog